15 junho, 2008

Informativo Projeto Amai-vos e Instruí-vos - Julho




Editorial - Um Pouco de História

Em 2003, mais precisamente no mês de Agosto, estava o ESTEM concluindo a sua primeira turma inaugural do Estudo Sistematizado da Mediunidade – ESTEM. Três anos haviam se passado. O grupo, que iniciara com cinqüenta participantes, estava, naquele momento, reduzido a trinta concluintes. Desses trinta, quinze integrantes nos procuraram, trazendo uma proposta para aquele horário – que já estava programado, no dia a dia de cada um, para estudo. Assim, segundo eles, seria ideal que pudéssemos criar um grupo de estudo de obras espíritas, pois, desta forma, manteríamos uma atividade de aprendizagem.

Para viabilizar a proposta, então, oferecemos uma lista com o nome de dez obras espíritas importantes para o estudo do homem e da mediunidade e, em votação aberta, escolhemos o livro Autodescobrimento, da autora espiritual Joanna de Ângelis, psicografada pelo médium Divaldo Pereira Franco. Nasceu, assim, o grupo de estudos.

Mas, embora todos os grupos pareçam iguais, queríamos que esse – que, mais tarde, adotou o nome de Grupo de Estudos Joanna de Ângelis – possuísse características próprias. Propusemos, então, a seguinte metodologia: a) não haveria apresentação em forma de exposição individual, mas leitura e estudo detalhado, parágrafo por parágrafo, da obra escolhida, comparada, sempre, com as obras básicas e complementares da Doutrina Espírita; b) o estudo poderia ser enriquecido com as vivências dos participantes; c) no final de cada capítulo, seria apresentado um resumo por um membro do grupo, previamente escolhido; e d) não haveria qualquer tipo de burocracia ou de controle e o integrante teria compromisso apenas consigo mesmo. Nesse contexto, a metodologia foi aprovada e funcionou, proporcionando, inclusive, a descoberta de valores individuais, que, vencendo as próprias inibições, mais tarde, passariam às lides do ensino doutrinário.

Desse modo, a reunião que, em princípio, era quinzenal passou, em virtude das reiteradas solicitações do grupo, a ser semanal. A descoberta mais sensível, no entanto, ocorreu quando soubemos que a espiritualidade amiga aproveitava aquele espaço para esclarecer e informar, também, os espíritos desencarnados. Além disso, mediante diversos relatos dos participantes do grupo, observamos que, ao longo do tempo, o estudo funcionava como um trabalho de auto-cura e de auto-educação, na medida em que esclarecia a todos sobre a natureza, os desafios e as possibilidades do espírito à luz do Espiritismo. Assim, o grupo prosseguiu até o início do ano de 2006, quando – por razões administrativas – foi obrigado a encerrar suas atividades. Tal fato, contudo, não foi suficiente para arrefecer o ânimo daqueles que queriam apenas estudar a Doutrina Espírita e, no mesmo ano, algumas instituições espíritas se disponibilizaram a acolher o grupo. O desafio, contudo, passou a ser conciliar o nosso horário com os das outras casas espíritas. Então, finalmente, no mês de Outubro de 2006, ao obtermos o apoio incondicional do Cenáculo Espírita Casa de Maria – CECAM e, por conseguinte, a possibilidade de manutenção do horário habitual do estudo, bem como a utilização de suas instalações físicas, o grupo prosseguiu com suas atividades e se mantém, até hoje, com suas características originais de estudo das obras de Joanna de Ângelis (Autodescobrimento, O Homem Integral, O Ser Consciente e, atualmente, Triunfo Pessoal), com apoio na codificação e demais obras complementares da Doutrina Espírita.

Para além disso, durante esse período, identificamos a carência de qualificação do trabalhador espírita de Pernambuco – especialmente, na área da mediunidade – e alimentamos a idéia de desenvolver um projeto, que pudesse levar ao Movimento Espírita uma assistência técnico-doutrinária, em que se destacasse a Doutrina Espírita, independentemente de posturas políticas e/ou personalistas. Encontramos a resposta, pois, ao meditarmos sobre o ensinamento doutrinário: “espíritas amai-vos, Espíritas instruí-vos”. Nasceu, assim, o Projeto Amai-vos e Instruí-vos. Dessa forma, numa parceria intrínseca e fraterna entre o Grupo de Estudos Joanna de Ângelis e o Projeto Amai-vos e Instruí-vos, agradecemos o apoio e o auxílio afetuoso de todos os amigos – encarnados e desencarnados – e exortamos, mais uma vez, “espíritas amai-vos, espíritas instruí-vos”.

Faça o download do Informativo completo aqui: http://users.hotlink.com.br/rafp/PAI_InfJulho2008.pdf