08 março, 2009

Dia Internacional da Mulher

Tragédia em Nova Yorque, 130 mulheres são “incineradas” como se lixo fossem, quando encerradas em uma fábrica, por apenas reivindicarem condições mais humanas de trabalho. Era o dia de 8 de março de 1857.

Houve mobilização mundial, a indignação foi grande com tal crueldade. Vozes bradaram por justiça.

Aquelas mortes desencadearam um processo reivindicatório que acabaria com a instituição pela ONU em 1995 do Dia Internacional da Mulher.

O sacrifício de mulheres tem sido muito maior que naquela tragédia.

Quantas mulheres alegraram a loucura dos circos romanos.

Quantas alimentaram as fogueiras da Inquisição.

Quantas ainda são tratadas como seres de segunda categoria.

Quantas são submetidas à violência doméstica e social.

Quantas estão sob a arbitrariedade religiosa.

O “Dia Internacional da Mulher” é um dia simbólico da luta da mulher para a abertura de espaços sociais, políticos e administrativos, tem proporcionado um pólo de discussões e reivindicações . Mas ainda não venceram de vez a intolerância religiosa.

Quarenta dias após aquele desencarne coletivo trágico de 8 de março de 1857, vinha a lume, no outro lado do mundo, no dia 18 de abril de 1857, na França, o Livro dos Espíritos. Aqueles que blasfemaram, acusando Deus de permitir que suas criaturas fossem sacrificadas de forma tão bárbara; aqueles que não compreendiam o acontecido, puderam dispor de explicações plausíveis sobre o porquê daquele evento tão desumano.

O Livro dos Espíritos, obra que além de nos ensinar os porquês, nos ensina que as diferenças anatômicas dos sexos são situações transitórias do corpo material em seus processos reencarnatórios. O Espírito não tem sexo, tanto um como outro se complementam para realizarem como co-autores da obra divina a geração de novos corpos para que novos Espíritos possam ter a oportunidade da reencarnação..

As mulheres tem galgado postos de destaque . A própria Codificação contou com jovens mulheres médiuns para a sua estruturação. Um grande número delas trabalha ativamente no intercâmbio com o mundo espiritual.

O Espiritismo vem ao longo de sua existência desmitificando a supremacia masculina, nos mostrando através da evolução dos Espíritos que tem a oportunidade transitarem por ambos os corpos sexualizados a cada reencarnação. Um número significativo de mulheres atua ativamente no Movimento Espírita, através da direção de Federações, Centros e outras Instituições Espíritas do Brasil. O Espiritismo segue o exemplo de Jesus quando valoriza as mulheres sem discriminar os homens.

Cabe neste dia significativo não apenas para as mulheres, mas para todos nós, homens, uma reflexão sobre o nosso papel neste mundo de expiação e provas. Podemos talvez repensar o nosso comportamento diante da mulher avaliando o descrito no poema abaixo.

À MULHER

Quando divide o que não tem
Com quem tem e não divide . . .
Quando é permitida
Onde não precisa de permissão . . .
Quando é vetada
Onde não há proibição . . .
Quando partilha consigo mesma
E não está só . . .
Quando luta sem descanso
Pelo que já é seu . . .
Quando amarga calada
A derrota que não é sua . . .
Quando ocupa um lugar
Onde não há espaço . . .
. . . Se está diante de uma mulher
Num tempo machista .