22 outubro, 2006

Inspiração para o Projeto:

“Espíritas! amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo. Todas as verdades se encontram no Cristianismo; os erros que nele se enraizaram são de origem humana, e eis que, além do túmulo, que acreditáveis o nada, vozes vos clamam: Irmãos! nada perece; Jesus Cristo é o vencedor do mal, sede os vencedores da impiedade.
(Espírito de Verdade, Paris, 1860).

Justificativa:
Algumas atividades da Casa Espírita ao longo do tempo, por se tornarem rotineiras, desenvolvem um processo de estagnação e a percepção do trabalho fica limitada , muitas vezes à experiência vivida e repassada através da tradição oral. Esse engessamento coloca um obstáculo ao progresso do conhecimento, mas principalmente da prática. Sabe-se que o ponto mais sensível da Instituição Espírita, está ligado à pratica mediúnica. A mediunidade é dinâmica e as comunicações acontecem nos alertando da necessidade de compreendermos paralelo ao “amar,” o “instruir”. O estudo tem sido enfatizado a cada instante, por isso a visão do “Projeto Amai-vos e Instrui-vos”é construir um espaço para que a Doutrina Espírita possa através da divulgação e troca de experiências crescer, trocando o suposto saber, pelo saber aprendido. Finalmente devolver a Doutrina Espírita a sua plasticidade e dinâmica compatível com a sua destinação.

Objetivos:
- Geral:
Oferecer ao Movimento Espírita recursos teóricos e práticos para desenvolver o trabalhador da Casa Espírita.

- Específicos:
1. Requalificar os Trabalhadores da Área Mediúnica
2. Assessorar a Casa Espírita na Formação de Grupos Mediúnicos
3. Treinar Trabalhadores para o Atendimento Fraterno.
4. Orientar a Instalação de Serviços de Atendimento Fraterno.
5. Orientar na Criação de Regimentos Internos.
6. Promover a Formação de Monitores para os Estudos da Mediunidade e da Doutrina Espírita.

Metodologia:
Partindo do principio que não basta achar que é necessário, o Projeto, dentre suas atividades, não se dispõe apenas oferecer um treinamento específico, seu compromisso começa junto ao usuário auxiliando-o no Levantamento da Real Necessidade – LRN e a partir daí estruturar o treinamento com os instrumentos mais adequados para atender as demandas levantadas e posterior acompanhamento.

Atividades a Serem Desenvolvidas:
Seminários
Simpósios
Mesas redondas
Painéis
Palestras
Encontros
Grupos de Estudo

Temas disponíveis:
Mediunidade e Médiuns
Compromisso do Médium
Concentração em Reuniões Mediúnicas
Tipos de Reuniões Mediúnicas
Estrutura de Departamento de Atendimento Espiritual
Dirigentes e Esclarecedores de Reuniões Mediúnicas
Formação de Grupo Mediúnico
Qualidade na Prática Mediúnica
O Atendimento Fraterno na Casa Espírita
A Implantação do Serviço de Atendimento Fraterno
Formação de Monitores
Campanha Nacional Anti-drogas
Passes em Cabine
Passes de Câmara
Passes em Reuniões Mediúnicas
Recepção na Casa Espírita

Coordenação do Projeto
Otavio Pereira de Oliveira

8. Agenda:
- Desde do dia 18 de outubro está sendo oferecido , nas instalações do Cenáculo Espírita Casa de Maria , situado à rua Marquês de Baependi 219, Campo Grande, um Grupo de Estudo sobre a obra psicológica de Joanna de Ângelis. Convidamos os antigos participantes e receberemos com carinho àqueles que quiserem se jungirem a nós. As reuniões ocorrerão semanalmente, ás quartas-feiras, no horário compreendido entre 14:00 e 15:30. Em caso de dúvidas entrem contato com Elisabete através do telefone 33263833 ou pelo e-mail amaivos@hotlink.com.br.

Nenhum comentário: