20 setembro, 2020

NO TEU ESFORÇO DE AUTOILUMINAÇÃO

NO TEU ESFORÇO DE AUTOILUMINAÇÃO, TEM EM VISTA QUE A PACIÊNCIA É FATOR PRIMORDIAL PARA O ÊXITO - JOANNA DE ÂNGELIS

PACIÊNCIA: Capacidade que o indivíduo possui para desacelerar o anseio de realização imediata.

Num momento em que o ser humano vê-se constrangido a ficar em "isolamento social", onde sua casa sem grades torna-se sua prisão, sua mente condicionada a intermitentes pensamentos, recheados do passado, do presente e do futuro, para compreender-se, para tirar o véu da ilusão que o mantinha míope, de repente tudo o que menos valorizava torna-se um conhecimento novo, um algo a mais que o empurra para a aceitação do aqui e do agora. Nessa visão turva do viver, necessário se faz que o ser detenha-se na paciência para aceitar o tempo buscando a luz do entendimento. Nesse estado mental, uma forte pressão interna começa a ser sentida, nos cruzamentos do raciocínio não há placa indicativa de qual direção a ser seguida e então ocorre um colapso mental e o ser decide-se por seguir o caminho mais ameno porém não menos doloroso que é o da paciência para esperar passar a tormenta qual ser recém-nascido que espera no colo materno o tempo certo para andar...

Esse momento sugere passividade, reflexão, mas como se o cérebro cavalga sem direção? Necessário então ficar a sós consigo mesmo observando o movimento a sua volta, atento ao fluxo da vida, esse rio caudaloso que nos leva ao mar da renovação da autoiluminação

A morte está por todos os lugares do planeta e está muito próxima, bastando apenas que um perca a paciência para perder a orientação do caminho e reiniciar sua estada na terra com os mesmos padrões de hábitos, de costumes, se apegando a cultura velha de seu ambiente físico.

A paciência, pois, ressignifica nesse momento, a condição primária do bem viver mostrando que para tal situação basta que o indivíduo permaneça na condição de observador, analisando, compreendendo e aceitando o que a vida oferece. Se o indivíduo se encontra em uma situação de enfrentamento onde o outro ameaça física e moralmente, a paciência surge pedindo análise interpretativa usando para tal cometimento a máxima do Cristo: faça aos outros o que quer que lhe faça.

O ser paciente é fruto de erros e acertos de constantes reclamações não cabidas, de agressões verbais infantis, de movimentos acelerados onde o nível de cortisol aumenta gerando raiva, angústia e perda de tempo. Após toda essa vivência o indivíduo percebe que de nada vale tanta energia jogada fora e para refletindo que melhor é esperar ouvindo uma música, escrevendo ou apenas lendo, levando a mente a um nível acima dos acontecimentos e esperar conscientemente. Assim forma-se na individualidade a forma simples do ser superior, do homem de bem, do iluminado, que é a capacidade de gerir o tempo a seu favor, acalmando-se, para ouvir os batimentos do coração, deixando-se atravessar por fluidos de toda natureza, positivos e negativos, sem reter coisa alguma, pois o ser paciente vive em sintonia com a fé, com a compaixão, com a alegria, com Deus. Vivamos, pois em paciência, andando cada um em sua velocidade compreendendo que a pressa amarra a mente, e a paciência a faz voar. Voemos!

Um espírito amigo (médium Ângela Meneses)


Nenhum comentário: