08 fevereiro, 2009

Projeto Amai-vos e Instruí-vos – Janeiro de 2009

Editorial - 2009 – Ano da Atitude

“Em toda parte, vemos enfermidades, aflições, descontentamentos, desarmonias... Tudo é doença do corpo e da alma. Tudo é ausência do Espírito do Senhor”.

Nesse pequeno trecho, o Espírito Eustáquio – em mensagem psicografada por Francisco Cândido Xavier e integrante do livro Instruções Psicofônicas – com objetividade e clareza, desvela a realidade de nossos dias.

Podemos, nessa direção, dentre os diversos desafios e graves problemas que assolam a Humanidade, destacar a problemática do uso e abuso de drogas (lícitas e ilícitas), com seus dilaceradores reflexos no indivíduo, na família e na sociedade. De logo e, em virtude do seu caráter agressor e multifacetado (individual, familiar e social), percebemos que o tema é bastante relevante – especialmente, em épocas carnavalescas, propiciadoras e fomentadoras de todos os delizes individuais e sociais nesse âmbito – e que necessita, para o seu adequado esclarecimento e enfrentamento, de uma abordagem múltipla e complementadora em seus aspectos médicos, sócio-educativos e espirituais.

Desse modo, destacamos, pelo importante contributo esclarecedor e educativo para o Movimento Espírita, o material de apoio do Curso de Multiplicadores do Programa Nacional Antidrogas da Federação Espírita Brasileira. É que ele contém uma abordagem múltipla – médica, sócio-educativa e espiritual – corroborada por uma ampla pesquisa científica e doutrinária. Vejamos, então, suscintamente, o que ele nos traz sobre tão relevante assunto.

Primeiramente, os aspectos médicos consideram, em especial, os efeitos das drogas, de acordo com o tipo de substância utilizada, no organismo humano. Em seguida, o ângulo sócio-educativo, procura desvendar as causas (falta de informação sobre os efeitos e problemas que as drogas causam; influência de amigos, namorados/as, conhecidos e até familiares; dificuldade de se relacionar, fuga de problemas; facilidade em obter a droga; desejo de se integrar num grupo; desestruturação familiar: falta de amor, de união e de comprensão; vazio interior, falta de perspectivas; medo, insegurança e falta de objetivos), os sintomas (as mudanças na vida do indivíduo, dentre as quais as mais comuns são: perda da noção de tempo e de espaço; ausência de paciência e inquietude frequente; isolamento das pessoas que mais lhe querem bem; problemas de saúde; confusão mental; esquecimentos contínuos; baixo rendimento e/ou evasão escolar; agressividade e hostilidade; alterações radicais de humor; impontualidade nos
compromissos e problemas no trabalho) e as consequências – individuais, familiares, sociais (e, acrescentamos, às jurídicas, como envolvimentos com delitos, tráfico de drogas e organizações criminosas) – a fim de investir, intensamente, na prevenção, tratamento e repressão (por parte do Poder Público) ao uso e abuso de drogas.

Por último, ainda com base no texto supracitado, as implicações espirituais são examinadas sob três enfoques: i) os fatores predisponentes (tendências instintivas, estrutura psicológica, influência da família e da sociedade, obsessão); ii) as lesões no perispírito (hipnose, vampirismo e ação das drogas: intoxicação química, intoxicação fluídica, alterações da atividade mental, desensibilização de pontos específicos do perispírito seguido de lesões); e iii) as consequências espirituais, consubstanciadas, principalmente, na divina lei de causa e efeito.

O tratamento mais eficaz, por sua vez, decorre da intervenção tanto na esfera física – efetivada, via de regra, por equipe multidisciplinar, composta de médicos, psicólogos, psiquiatras e outros – como na esfera espiritual, que, para o Espiritismo, ocorre através do passe, da água fluidificada, da prece, do atendimento fraterno e das reuniões mediúnicas de desobsessão. Além disso, o esclarecimento da Doutrina Espírita sobre quem somos, de onde viemos e para onde vamos representa luz nas sombras em que, frequentemente, nos envolvemos, e o Evangelho de Jesus nos fornece o modelo de conduta que nos alivia as dores e nos põe no rumo da verdadeira felicidade.

Assim, na certeza de que “... o Amor Infinito do Pai Celeste brilha em todos os processos de reajustes” – consoante observou o Instrutor Sânzio, no livro Ação e Reação – façamos de 2009 – Ano da Atitude, no sentido de conjugarmos todas as informações – científicas, filosóficas e religiosas – para integralizarmos o homem no seu modelo JESUS.

Equipe do Projeto

Pensamento
“Pediste, porém, o berço terrestre, no exato lugar em que te cabe aprender e reaprender.”

Reflexão
“Protege os obsidiados como puderes, mas desculpa incondicionalmente os amigos perturbados da própria rota, quando te compliquem a experiência.”

Veja mais no informativo:

  • Série Doutrinária - Drogas, Juventude e Espiritismo
  • Série Mediunidade - Encontro com a equipe do Projeto Manoel Philomeno de Miranda no CECAM sobre Mediunidade e Reuniões Mediúnicas
  • Série Intercâmbio Mediúnico - “Deixai vir a mim as criancinhas”
  • Série Espiritismo e Ciência - O Poder da Água à luz da Ciência e do Espiritismo
Faça o download aqui: http://users.hotlink.com.br/rafp/PAI_InfJaneiro2009.pdf

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei este editorial.
Atitude... está aí um bom exercício para 2009!