A RELAÇÃO PAIS E
FILHOS NA ADOLESCÊNCIA
A FAMÍLIA.
- Célula orgânica do
corpo social é sustentáculo de sua perpetuidade.
- É o berço da civilização de um povo.
INFRAESTRUTURA
DO INSTITUTO FAMÍLIA.
- Amor.
- Autenticidade
- Assistência.
- Estabilidade.
- Harmonia.
- Solidariedade.
OS PAIS
- Autoridade é a palavra derivada de autor, deixando claro que esta
prerrogativa é inerente ao autor.
- Autoridade legítima é o processo pelo qual o pai ajuda o filho a
crescer e amadurecer.
-
Afinal, é preciso impor limites à liberdade?
-
Depois do período de privação da liberdade, a sociedade passou a
conceituar como hedionda qualquer pessoa de restringi-la, controlá-la,
refletindo esse conceito na educação dos filhos.
-
Passado os tempos em que a educação era extremamente rígida seguiu-se a
um de educação excessivamente livre.
-
A educação rígida de anos atrás ou a atual totalmente livre e sem
limites?
-
Surge aí, o desafio de se mesclar liberdade, autoridade na educação?
- Os novos pais estão com pavor de criar dentro de casa, filhos que
mais parecem com pequenos tiranos, que se acham donos do mundo e exigem a
imediata satisfação de seus desejos.
QUALIDADES
PATERNAS:
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DEFEITOS
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- ser autêntico
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- agressivos
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- ser justo
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- alcoólatras
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- ser um educador
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- alienados
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- ser coerente
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- angustiados
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- ser cordial
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- chantagistas
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- ser compreensivo
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- competidores
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- ser clarividente
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- desconfiados
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- ter presença no lar
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- dominadores
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- ter serenidade
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- fracos
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- ter firmeza
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- frios
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- ter espírito aberto
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- frustrados
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- ter estabilidade emocional
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- inseguros
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- ter maturidade
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- perfeccionistas
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- ter prestígio
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- possessivos
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- super protetores
|
O
ADOLESCENTE.
-
A adolescência, de um modo geral, é situada entre 13 e 18 anos.
-
As crianças estão mais sozinhas ou mais na convivência com seus pares
da rua do que no seio da família.
-
O adolescente ou a criança está solitariamente assistindo à TV, na
INTERNET ou está fora de casa, em bandos perambulando pelas ruas, shoppings,
nos lugares de lojas.
-
A rua perdeu seu lugar de expansão aditiva dos jogos e das
brincadeiras.
-
Isso tudo aconteceu enquanto seus pais se ocupavam diuturnamente com
suas próprias vidas, se preocupando em ganhar dinheiro, em sobreviver, em não
perder tempo.
-
A adolescência, por sua vez, é uma atitude cultural.
-
A criança assume o papel social do adolescente e este, por sua vez, o
papel de adulto.
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Mas é de notar uma precocidade na puberdade (9/10 anos).
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Em 1840 a idade média da menarca rondava os (16/17 anos).
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Atualmente a média é de 12,8 anos.
COMPORTAMENTO.
-
Achando que “podem tudo” os adolescentes, nessa fase, se rebelam e
elaboram um conjunto de valores inusitados e quase propositadamente, contrários
a valores até então tidos como corretos.
-
Ocorrendo comportamento de maneira saudável, o adolescente
internalizará de forma positiva, o qual passará a fazer parte de sua
identidade.
-
As figuras de autoridade são os alvos preferidos de contestação do
adolescente.
-
A noção de autoridade para o adolescente se atualiza continuamente,
começando com a figura social do pai, do amigo, do professor, passando para o
ídolo.
-
A maior dificuldade é aceitar a autoridade imposta.
-
A autoridade pode adquirir um espaço importante no conjunto de valores
do adolescente quando se constrói através da confiança e do respeito e não
submetendo jovem às pressões.
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Ao se pretender exercer autoridade sobre o adolescente deve-se primeiro
munir-se da plena responsabilidade sobre a sua aceitação ou não.
-
Circunstâncias que envolvem conflitos, desentendimentos e brigas são absolutamente naturais nessa fase da vida e não há benefícios fugindo-se delas.
-
A adolescência vai se caracterizar pelo afastamento do seio familiar e,
consequente, imersão no mundo adulto.
-
Nessa fase a pessoa deixa-se influenciar pelo ambiente de maneira muito
mais abrangente que antes, onde um universo era a própria família.
-
À medida que os vínculos sociais vão se estabelecendo, um conjunto de características vai sendo valorizado.
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O rumo que ele dá para sua vida acaba tendo influências na sociedade, a
qual cobra de cada pessoa um papel social, preferentemente definido e o mais
definitivo possível.
RELACIONAMENTO
DOS PAIS COM OS JOVENS.
-
Um dos maiores desafios para os pais e os filhos na juventude é o que
enfrentam na vida doméstica: o relacionamento sadio e agradável entre si.
-
A palavra mais empregada é “DIFICULDADE”.
-
Dificuldade em se comunicarem.
-
Se a liberdade dos filhos aumenta à medida que crescem, consequentemente,
a responsabilidade segue aumentando igualmente.
-
Nossos filhos não pertencem a nós, assim como nós não somos suas
propriedades.
-
Pais que não conversam com os filhos, não lhes conhecem as idéias, os
pensamentos, as disposições, os desejos, a personalidade, além de não lhes
plantar no coração a confiança da amizade recíproca.
-
Nada de preguiça ou desanimo e má vontade ante os desafios da educação,
para que a consciência se apresente tranquila quanto aos deveres particulares
nesse campo.
-
No trabalho educativo não será preciso que nos tornemos criaturas
perfeitas, antes de ensinarmos aos nossos filhos os valores edificantes da
vida.
-
Os hábitos dos mais velhos é que acabam por influenciar os hábitos dos
mais jovens, que tenderão a imitá-los.
-
Sabemos que é preciso vencer a nós mesmos coloquemos mãos -a -obra e comecemos a trabalhar, trabalho em que será o de assistir ao próximo tanto
quanto pudermos superar nossos vícios, a custa de sacrifícios, alijar da nossa
rotina hábitos perniciosos e conquistar valores novos.
-
É necessário erradicar o engano de que dando aos nossos filhos total
liberdade estaremos criando filhos mais saudáveis, de melhor personalidade. Não
há como conciliar a corrigenda dos problemas morais e psicológicos a uma
liberdade exagerada.
A
MELHOR DEFESA É A ORIENTAÇÃO E O ESCLARECIMENTO.
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