23 junho, 2011

Informativo Nº 19 – Ano IV – Fevereiro de 2011

Editorial

O Livro dos Médiuns: 150 anos de iluminação de consciências e de consolo aos corações “Fruto de longa experiência e de laboriosos estudos, nesse trabalho procuramos esclarecer todas as questões que se ligam à prática das manifestações. De acordo com os Espíritos, contém a explicação teórica dos diversos fenômenos, bem como das condições em que os mesmos se podem produzir. Não obstante, sobretudo a matéria relativa ao desenvolvimento e ao exercício da mediunidade mereceu de nossa parte uma atenção toda especial” 1. (Allan Kardec) A mediunidade bem compreendida e, sobretudo, bem educada e exercida – com base na Doutrina Espírita e no Evangelho de Jesus – é fonte inesgotável de bênçãos divinas e mecanismo avançado de evolução do Espírito.
Nessa direção, o mestre lionês e ilustre codificador do Espiritismo, Allan Kardec, ao apresentar na Revista Espírita a publicação do Livro dos Médiuns, em Janeiro de 1861, enfatiza toda a importância do estudo e da prática mediúnica, conforme a citação inicial.
É que, no dizer de Emmanuel: “[...] Mediunidade é talento divino para edificar o consolo e a instrução entre os homens” 2. Acrescenta, ainda, o nobre Espírito: “Sendo luz que brilha na carne, a mediunidade é atributo do Espírito, patrimônio da alma imortal, elemento renovador da posição moral da criatura terrena, enriquecendo todos os seus valores no capítulo da virtude e da inteligência, sempre que se encontre ligada aos princípios evangélicos na sua trajetória pela face do mundo”. 3 Assim, em razão da necessidade de aperfeiçoarmos os conhecimentos e a vivência evangélica no campo do intercâmbio mediúnico e da comemoração dos 150 anos desta obra basilar do Espiritismo, que é o Livro dos Médiuns, no corrente ano, destacaremos os diversos temas relativos ao fenômeno mediúnico: as manifestações espíritas e suas respectivas teorias explicativas; os médiuns e os escolhos ao exercício da mediunidade; as reuniões mediúnicas, dentre outros temas, em perfeita consonância com os objetivos iniciais do Projeto “Amai-vos e Instruí-vos”.
Por outro lado, ao celebrarmos o Livro dos Médiuns, não poderíamos deixar de registrar a relevante contribuição que tem prestado ao Movimento Espírita nesse tema – com suas obras e atividades expositivas e de divulgação doutrinária – o Projeto Manoel Philomeno de Miranda. Nesse sentido, queremos realçar o esclarecedor Simpósio “Estudando o Livro dos Médiuns”, realizado nos dias 06 e 07 de Novembro de 2010, na Federação Espírita Pernambucana. Para nós que fazemos o Projeto Amaivos
e Instruí-vos”, além da oportunidade de revermos, mais uma vez, amigos queridos e companheiros da seara do Cristo, pudemos conhecer mais detidamente um livro que estuda, criteriosamente, as questões relativas ao Espiritismo Experimental, que é o Estudando o Livro dos Médiuns 4. Mais do que isso, essa obra representa o esforço e a dedicação incansável, por muitos anos, de uma equipe com sólida formação doutrinária e extensa vivência evangélica na área da comunicabilidade com os Espíritos. Foram,portanto, momentos gratificantes, em que, de forma humilde, séria, segura e serena, foram tratados temas, por vezes, bastante difíceis e, por muitos, ainda pouco compreendidos.
Registramos, então, os nossos singelos e sinceros agradecimentos e nossa profunda admiração.
Que nesse ano de 2011 possamos, pois, nos dedicar mais ao conhecimento e a divulgação do Livro dos Médiuns, bem como ao exercício da mediunidade com Jesus, como dignamente nos exemplificou o codificador.
Que Deus, em sua infinita bondade e misericórdia, se compadeça sempre dos nossos equívocos e ignorâncias.
Que Jesus, no seu imenso amor, nos ilumine e proteja. E que a Espiritualidade Amiga, em sua inesgotável paciência, nos fortaleça e nos ampare, hoje e sempre.

Pensamento
“Vida e mediunidade são um só objeto encarado de maneira diferente.”

Reflexão
“O ato de viver é um ato mediúnico. Somos espíritos que se manifestam através de corpos materiais. Nossa vida é uma alternância de sono e vigília. No sono estamos ausentes do médium, o intermediário entre nós e o mundo”

Veja mais no informativo:



  • Série Mediunidade - Médium


  • Série Sentimento - Mediunidade com Amor


  • Série Doutrinária - A Palavra que Pulsa e Expulsa


  • Série Intercâmbio Mediúnico


  • Série Reflexões de Um(a) Aprendiz


  • OS EVENTOS NO MOVIMENTO ESPÍRITA E SUA SINTONIA COM O ESPIRITISMO


Faça o download aqui: http://users.hotlink.com.br/rafp/PAI_InfFev2011.pdf

Nenhum comentário: